quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Eu quero ir, Nenê quer voltar

"Nenê quer jogar no Santos e acerto está próximo", manchete tal que deixaria qualquer anti-futebolista a balançar a cabeça em um ar de cigarros "uata fãki 'Nenê'. PFFF". Não! Analisemos a história, os fatos e o diagrama de fluxo de dados de forma lúcida, sem emoções clubísticas. E me indigna.

Nenê, na verdade se chama Anderson Luiz de Carvalho, nasceu em Jundiaí, em 1981 - um ano antes de mim -, e depois de breves passagens por Paulista, Palmeiras e Santos, bandeou-se para a Europa. Atualmente, o little baby joga pelo Paris Saint-Germain, ganha aproximadamente R$ 1 milhão, é nada mais, nada menos, que o camisa 10 da equipe mais cara do futebol francês e joga ao lado de algumas estrelas do futebol mundial.

Anderson, ops, Nenê fala fluentemente duas línguas (espanhol e francês), ganha em Euro, vive em um país seguro, com um dos melhores sistemas de saúde do mundo e quer voltar ao Brasil.

Estudo francês há dois anos. Tenho amigos franceses, pesquiso há tempos sobre a cultura francesa e sei bem explanar sobre a franco geografia e seus costumes variados. Sabe-se lá porque raios me interessei por esta língua de língua dura e som anasalado.

Tento praticar o meu francês diariamente, misturado aos amigos de lá, que intercalam o inglês. Muitas vezes, descuidados afirmam que sou um fake russo se passando por brasileiro.

Mas as horas estão passando, o mundo girando, o tempo voando. Ah, se n'um passe de mágica pudéssemos trocar: eu ir, e Nenê voltar.

Nenhum comentário: